top of page

ESPECIAL: O samba perdeu uma grande mulher, Philomena Militão

 

O Universo Carnaval preparou uma homenagem especial para D. Filomena Militāo, embaixadora do Samba Paulistano, que faleceu na última quinta-feira, dia 16. Muitos amantes do samba lamentaram a morte da sambista e prestaram suas homenagens à D. Filomena que tanto se dedicou ao samba e representou as mulheres no Carnaval do Povo. Ela foi a primeira embaixadora mulher do Samba Paulistano. 

Para o fundador da Em Cima da Hora, Jair Santos, os sentimentos são apenas de agradecimento pela contribuição que ela sempre deu ao samba paulistano. "Agradeço a Dona Philomena, por me ensinar os primeiros passos quando eu fundei a EM CIMA DA HORA a quase 18 anos atrás. Foi por suas mãos que eu aprendi muito do que faço hoje e jamais irei esquecer a importância dela na minha vida e na historia da EM CIMA DA HORA", falou. 

"Dona Filomena deveria ser "canonizada", como uma das mais importantes sambistas paulistanas. Se fosse carioca e militasse no samba do Rio teria a mesma importância cultural de Tia Surica, Dna Neuma e Dna Zica, mas ela parte sem sequer o próprio povo que se diz do samba reconhecer sua importância", comentou o presidente da "EM CIMA DA HORA". 

 

O presidente da Uesp Kaxitu Ricardo Campos, manifestou o luto pela rede social facebook e em sua página pessoal decretou uma semana de luto na Uesp, em respeito a grande sambista Filomena. "O samba e a embaixada perde uma baluarte. Acabo de receber a noticia da morte da Philomena Militão. Dona Philomena foi presidente da Escola de Samba Flor da Zona Sul e uma das primeiras mulheres a serem nomeadas embaixadoras sendo eleita a primeira presidente da embaixada do samba paulistano. Tendo iniciado a sua vida no samba na Camisa Verde Branco era uma liderança na Uesp", salientou em nota. 

Para Adriano Bejar Rodrigues,  presidente da Escola de Samba Brinco da Marquesa, essa é uma perda irreparável para o samba paulistano e relembrou que Dona Filomena foi a primeira presidente mulher da embaixada e isso faz com que ela possa ser lembrada e evidenciada nas atividades das agremiações. 

"O que posso dizer é que foi a primeira presidente da embaixada mulher, sambista nata e defendeu a sua escola Flor da Zona Sul , com unhas e dentes, era uma das embaixadoras mais experientes em atividade. Na ativa participou praticamente de todas as atividades da Uesp, infelizmente nos últimos tempos devido a enfermidade, não ia mais com tanta frequência, mas de longe acompanhava as decisões do samba paulistano. O presidente Kaxitu corretamente decretou uma semana de luto na nossa Uesp. Dona Philomena descanse em paz e obrigado por tudo", enfatizou. 

A equipe do Universo Carnaval declara seu pesar pelo falecimento de uma das maiores mulheres do samba paulistano e externa os sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos da eterna dona Filomena. 

bottom of page