top of page

CONFIRA SAMBA DA COMBINADOS DE SAPOPEMBA - POR MAÚRICIO ANJOS

 

Para o carnaval de 2016, a escola de samba Combinados do Sapopemba levará para o Anhembi o enredo “Sou Quilombola, resistência nos olhos do Brasil. A pastoral da pele escura surgiu! ”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com exclusividade, o Universo Carnaval traz o samba enredo e a analise realizada por nosso comentarista Mauricio Anjos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira:

           

 

 

Vou fazer aqui hoje a minha primeira análise de samba enredo para o grupo Universo Carnaval, já digo desde já que não sou músico, e que não sou especialista formado em alguma área para isso; mais digo que vou analisar os sambas em sua forma poética e, principalmente no desenvolvimento do enredo dentro do samba, e a primeira escola de hoje é o: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Combinados de Sapopemba, escola nascida em 1984, que tem como símbolo um inusitado 'Sapo', e que tem em seu histórico carnavalesco enredos culturais e de homenagens a personalidades como por exemplo, Joãozinho 30. Para o ano de 2016 a escola vem com o enredo denominado: “Sou quilombola resistência Nos olhos do Brasil, a pastoral da pele escura surgiu”, de autoria do Carnavalesco Léo Santos, em parceria com Bel Calado e Douglas Souza, a escola se propõe com esse enredo falar a sobre a saga dos povos Quilombolas, da resistência do povo negro, sua relação com o cristianismo e uma homenagem a Pastoral Afro-Brasileira.

 

Vamos ao Samba:

 

“Sou Combinados Na Essência

O Meu Quilombo é a Voz da Resistência

A Negritude Sorriu

Brilha Nos Olhos Do Brasil...”

 

O refrão que dá início ao samba ele traz consigo uma exaltação a escola e lhe apresenta com um Quilombo, um lugar de resistência e de preservação da cultura negra; os quilombos na época da escravidão se configuravam como um refúgio dos escravos para se defenderem da escravidão e resgatarem ali suas raízes perdidas pelas escravizações, e é isso que nos propõe a Combinados de Sapopemba...

 

“A Liberdade Adormecia

Corria o Suor em seu Semblante

Mãe África Sofria

Não Queria ver seu Filho Tão Distante

Na Minha Pele, a Cor da Noite

Vida Sangrada pelo Açoite

No despertar da Consciência

Um Ideal, Independência !

Sou Quilombola Venci as Correntes

A Escravidão è Cicatriz

Se a Fé Cristã Plantou Sementes

O Negro é Raiz...”

 

Essa sem dúvida é a parte mais poética do samba, ela transcende em seus versos, todo o sofrimento da raça negra na escravidão, todo o seu lamento de dor e saudade da Mãe África e de sua ancestralidade, além de trazer em seus versos finais já uma referência a Pastoral Afro-brasileira, entidade católica, atualmente responsável pela elaboração e execução de estratégias eclesiais cujo público alvo são os negros...

 

“Lerê, lerê...Fomos Unidos pela Oração

Lerê, lerê...Negros e Brancos em Comunhão...”

 

O refrão do meio, além de ser curto e '‘chiclete’', ele traz uma sacada sensacional o 'Lerê, lerê' que faz referência à música “Vida de Negro, do compositor Dorival Caymmi”, música tema da Escrava Isaura.

 

“Busquei Meu Lugar

Mostrei Meus Valores

Preservando a Cultural

Tem Capoeira Iaiá

Escute o Som dos Tambores

É o Samba que se Mistura

Virou Escola Frutificou

Valeu Zumbi! Rei dos Palmares

A Pastoral Desabrochou

Meu Povo Ganha Novos Ares!”

 

A segunda parte do samba traz a diversidade da cultura do negro, uma exaltação a sua importância na construção do nosso Brasil e na construção da nossa própria cultura, e principalmente na transformação do 'Semba' em Samba, a força, a resistência e a alegria do negro na Fundação das Escolas de Samba, exaltando assim Zumbi, Rei do Quilombo dos Palmares.

 

Ufa… Terminei o samba!

 

De forma geral muita gente ainda critica os enredos denominados ‘‘afros’', eu digo que para mim nuca será repetitivo, falar e exaltar a nossa cultura, as nossas raízes, nuca será repetitivo; ainda não se mostrou 1% do que ainda podemos mostra, e a Combinados de Sapopemba mais uma vez vem mostrar isso… Bom, para finalizar… Parabéns a Escola pelo GRANDE ENREDO… e MUITO OBRIGADO Rafael Pinah, compositor do samba, por nos ter oferecido essa GRANDE OBRA.

 

Parabéns e Boa Sorte à Combinados! E até a Próxima!

 

 

 

 

Unknown Track - Unknown Artist
00:0000:00
bottom of page